Projetos

Projeto Cultural na Casa de Bambas

Aprovado na Lei de incentivo a Cultura, o projeto “Na Casa de Bambas“, visa apresentar à crianças e adolescentes da comunidade da Cidade Alta, no bairro de Cordovil novas oportunidades através da Cultura Brasileira com oficinas didáticas, utilizando como principal pilar a Capoeira e seus complementos.

Trabalho que já é realizado na comunidade sem qualquer apoio ou ajuda financeira, apenas com o trabalho voluntario de Mestre Jagunço e seus discípulos mais antigos. Estando as crianças e adolescentes atendidos sem uniforme e local ideal para as aulas.

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."

Paulo Freire

A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura Arte marcial, Cultura Popular, Música e Artes Cênicas, recebendo o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Através das aulas da oficina de Capoeira, buscaremos:

  • – Estimular e desenvolver aptidões físicas naturais, através de movimentos espontâneos;
  • – Desenvolver as aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor;
  • – Propiciar o desenvolvimento das qualidades físicas, objetivando a adaptação orgânica ao esforço físico;
  • – Estimular a capacidade de expressão individual por meios de movimentos criativos;
  • – Contribuir para a formação e desenvolvimento de hábitos salutares;
  • – Favorecer a socialização;Desenvolver o gosto pela música e a criatividade relacionadas ao meio instrumental e pela necessidade do desenvolvimento dessa qualidade.

Capoeira

Preservar, divulgar e valorizar a identidade do nosso povo e as nossas tradições que a cada dia vão se perdendo, é nosso objetivo.

É necessário aprofundar este trabalho de conscientização do folclore, levando as escolas e comunidades e repensar esta manifestação tão rica e que está presente em nossas vidas através da dança, da música, do artesanato, da culinária, enfim neste universo que está na alma de nosso povo.

É importante que aproveitemos esta ocasião para envolver a comunidade nas raízes de nossa gente, reencontrar com nossos valores, com nossa cultura, com o nosso povo e se integrar, juntamente com o projeto Oficinas de Danças Folclóricas.

Dança

Incentivo à criação de instrumentos musicais como forma de expansão das ideias sobre música e artes visuais.

O objetivo da oficina é conscientizar crianças, pais e responsáveis em relação ao aproveitamento de materiais recicláveis e facilitar a aproximação delas no mundo da música e cultura. Além de oferecer a oportunidade da criançada confeccionar ativamente seu próprio instrumento musical.

Esta oficina incentiva a criação de instrumentos como forma de expansão das ideias sobre música e artes visuais. Durante as oficinas, serão construídos, de maneira lúdica e descontraída, instrumentos como atabaques, berimbaus, pandeiros e tambores em geral.

Música

A oficina propõe através de exercícios e jogos teatrais trabalhar a imaginação, a relação consigo e com o próximo.

Além de trazer a palavra dita e não dita, a linguagem corpórea, entre outros, objetivando aos alunos tomarem consciência do poder da expressão através da palavra e do corpo, enxergando dentro de si os artifícios para a relação social “sem bloqueios”.

O curso pretende que o aluno descubra a matéria-prima dentro de si para arrancar as “máscaras” que nos escondem, e a partir daí, iniciar um processo de autoconhecimento, para estabelecer uma relação com o próximo utilizável na vida acadêmica, profissional e pessoal.

Teatro

e ainda...

Nossos projetos não param de crescer e com suas doações, podemos manter ativos esses e novos projetos.

  • – Oficina de Dança Afro;
  • – Oficina de Música;
  • – Escola de Corte e Costura;
  • – Sala de Leitura e Reforço Escolar;
  • – Oficina de Artesanato;
  • – Rodas de Conversas (Tem Mulher na Roda).

A sua contribuição ajuda a mudar vidas.